terça-feira, 8 de março de 2011
Durmam bem!
E logo que nasceu o dia eu percebi que quando DEVEMOS ficar acordados, e não quando ESCOLHEMOS, parece que a noite é mais longa e cansativa...
Ou quando temos que acordar CEDO no outro dia...a mesma regra vale.
Carnaval
Peguei uma folha de papel
Picotei bem miudinha
Fui à sala
Joguei ao alto
Olhei pro chão sujo
Pronto
Briquei meu carnaval!
quinta-feira, 3 de março de 2011
O que é política?
Além de ser uma palavra proparoxítona, o que afinal é a política?
No “Aurélio”, há dez definições para esta palavra, dentre elas a que eu achei mais bonitinha: “3. Arte de bem governar os povos”, que até combina com outra: “8. Habilidade no trato das relações humanas, com vista à obtenção dos resultados desejados”.
Com estas definições, lembramos do que aprendemos na época do colégio, se não me falha a memória, no ginásio. Os mestres e os livros afirmavam que o ser humano é um ser político em essência.
Então, toda e qualquer movimentação ideológica feita pelos seres humanos em conjunto, para se obter determinados fins, favoráveis a uma coletividade ou não, seria política.
Porém, continuei vendo as definições do citado dicionário, e encontrei uma que mais se adequa a idéia de política que a maioria de nós temos: “10. Astúcia, ardil, artifício, esperteza”.
Ora, o que seria da boa e velha política sem o ardil dos nossos queridos representantes? E a astúcia e esperteza utilizada pelos mesmos? Seria sem graça e monótona não? Olha aí outra palavra proparoxítona: monótona.
Sem essas qualidades, se podemos chamar assim, a mídia não teria tanto assunto para disfarçar outros mais importantes, nem teríamos em quem colocar a culpa sempre não é? O brasileiro sempre tem que reclamar, e colocar a culpa em alguém, melhorando a situação ou não.
Não estou aqui defendendo A ou B, muito menos C, apenas relatando o que geralmente acontece.
Repito, o que é política afinal? Seria essas propagandas que insistem em passar nos canais de tv, e rádios, ou seria aquela conversa que o seu João da padaria teve como seu Frederico da fazenda para baixar o preço do leite que em troca, aquele irá ajudar este no sindicato?
Tem até aquele menino da 5ª série que prometeu a todos no colégio que o bebedouro seria com refrigerante, caso ele fosse eleito o presidente do Grêmio Estudantil. Será que isto também é política? Jogo de interesses, espécies de chantagens a base de pressão?
E a dona de casa que apazigua os ânimos de todos da casa, seria também política?
E quanto tudo anda bem, com resultados favoráveis e vão mexer para modificar tudo apenas para agradar seu fulaninho, não levando em consideração o conjunto, é política?
E o Vasco que nunca tira a múmia do Romário do time, é política?
Sei não... quanto mais procuro uma definição mais esta palavra me foge. Até agora política para mim, é toda e qualquer ação feita pelo homem, com um fundo egoísta de agradar primeiro os seus interesses pessoais. E pra você, o que é política?
Assinar:
Postagens (Atom)